Cuidados pós micropigmentação - dicas para ter o melhor resultado possível
- Patrícia Yano

- 7 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
É pessoal, micropigmentação não é como ir para o salão onde fazemos as unhas
ou pintamos o cabelo e já vemos o resultado final... O processo depende muito de
uma boa cicatrização, e para que a micropigmentacão alcance os melhores
resultados é imprescindível que todas as recomendações sejam seguidas, caso
contrário o resultado pode ficar comprometido. Assim como a limpeza e a hidratação do local são de grande importância, seguir uma dieta balanceada, evitando alimentos gordurosos, evitar lugares quentes, como saunas e tomar banhos de sol, tudo isso auxilia no processo de cicatrização.
Afinal, o que eu posso fazer para que os meus resultados sejam os melhores
possíveis?
Limpeza
Limpeza facial diária é essencial. Utilização de sabonetes específicos, já que a região do rosto é mais delicada em relação às outras partes do corpo. Além disso, há grande acúmulo de impurezas, como poluição e sujeiras do ar, e até mesmo células mortas que devem ser retiradas para não obstruir os poros e causar inflamações.

A limpeza com sabonete deve ser feita de duas a três vezes por dia com muita delicadeza. A secagem do local deve ser feita de preferência com papel toalha, com movimentos leves só encostando sem esfregar.
Evite ao máximo esfregar a área pigmentada durante o período de cicatrização ou tocar a área com os dedos para evitar infecções por bactérias;
Calor
Um dos principais cuidados que se deve ter em um processo de cicatrização é a
influência de agentes externos sob a pele. Por isso é recomendado se proteger de ambientes que reúnem um grande número de microorganismos, já que podem afetar negativamente a saúde da área lesionada. Espaços com muita incidência solar podem resultar em inchaço e dor, por consequência da dilatação dos vasos sanguíneos causada pelo calor.
Além disso, a alta temperatura na pele dilata os poros e aumenta a produção das glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa e podendo aumentar a chance de expansão do pigmento.
Nos primeiros 5 dias evite: secadores de cabelo, saunas, exercícios físicos intensos, vapor no rosto. Tudo que deixe seu rosto quente, avermelhado ou suado.
Nos primeiros 30 dias evite: Praia, piscina, sol excessivo.
Hidratação / Pomada Cicatrizante

A hidratação adequada não tem a capacidade apenas de prevenir irritações e
melhorar o aspecto da pele, ela também atua como protetora de agentes externos que podem causar infecções, sejam eles poluição, bactérias do ar ou a influência do clima.
Uma pele ressecada apresenta fissuras e descamações que diminuem a sua
capacidade de defesa. As pomadas cicatrizantes são muito benéficas para o auxílio do processo de cicatrização do corpo. Elas são responsáveis por acelerar a recuperação das células da pele após a ocorrência de lesões ou ferimentos. Além disso, dificultam a proliferação de microorganismos que podem causar infecções no local e reduzem a dor.
uso da pomada cicatrizante de duas a três vezes por dia. Passe um quantidade moderada com cotonete. Hidrate e deixe descamar naturalmente. Puxar a casquinha causa um processo inflamatório que pode resultar em falhas.
Alimentação

A alimentação é um dos fatores que mais influencia no processo de cicatrização do tecido, seja ele qual for. Isso se dá em função da ação que uma dieta nutritiva auxilia na capacidade do organismo de apresentar produção de anticorpos e de formar um novo tecido, diminuindo o risco de infecção.
Para uma regeneração e cicatrização rápida e satisfatória: nos primeiros três dias, pelo menos, evite alimentos gordurosos e que contenham grande taxa de açúcar, como por exemplo a carne de porco, chocolates, doces e frituras.
Outros cuidados... Medicamentos/produtos
Não estar em uso de medicamentos antibiótico, já que podem causar alteração de cor;
Não estar em uso de corticóides, que reduzem a fixação de pigmento;
Não estar em uso de medicamentos anticoagulantes, que afetam a regeneração da pele;
Não utilize produtos que causam descamação da pele, como ácidos, Roacutan;
Evitar aplicações de botox pelo menos duas semanas antes ou depois da micropigmentação, a aplicação do botox também vai causar um processo inflamatório e precisa do tempo para estabilização.
Não usar cosméticos (lápis, sombra, batom protetor solar...) na área micropigmentada nos primeiros 20 dias
Tomando todas as medidas e precauções necessárias, higienizando, cuidando e
hidratando o local, o resultado será muito melhor.... Lindo, delicado, natural e bem
cuidado 🤗
Aproveitando, vou mostrar um pouquinho das fases da cicatrização pós procedimento. E se você quiser baixar esse material sobre as fases da cicatrização clique no botão abaixo:



Comentários